Terra de pescadores, o Algarve é exímio na arte de bem cozinhar os mariscos, que chegam frescos todas as manhãs. Petiscos de comer e chorar por mais, que fazem as delícias dos algarvios e turistas que visitam a região.

Entre amêijoas, ostras, conquilhas, berbigões e lingueirões, os bivalves da costa sul são reis à mesa. Frutos do mar cozinhados na chapa, na frigideira, ou no fundo de um tacho. O burrié e o percebe são normalmente comidos ao natural.A sopa de camarão, a feijoada de búzios, o xerém de conquilhas, o arroz de lingueirão e a açorda de marisco são outros exemplos de fazer crescer água na boca. Muito procurada é a famosa receita de amêijoas na cataplana, um dos pratos tradicionais mais apreciados do Algarve, cujo segredo está na utilização do recipiente de cobre, de origem árabe, que retém o sabor dos alimentos nele cozinhados.

Bivalves de encher o olho e o estômago que, todos os dias, são apanhados por pescadores que dominam a arte do marisqueio e teimam em participar na gastronomia regional algarvia com estes deliciosos frutos do mar. Teimosia que o turista agradece!